Por João Geraldo
Foto Divulgação

Apesar da queda nas vendas de 47,7% somando todo o setor de veículos comerciais dos semileves aos extrapesados, e de encarar 2016 como um ano mais desafiador ainda, o presidente do Grupo Volvo na América Latina, Carlos Morassutti, disse que a empresa continuará a investir em novos produtos e soluções que contribuam com o negócio do transporte rodoviário no Brasil e países da região. “O País é muito grande, sempre superou suas dificuldades”, adicionou o executivo.

A companhia encerrou o ano de 2015 com 8.349 caminhões emplacados das linhas VM, FM e FH, volume 57,7% abaixo das 19.732 unidades registradas em 2014. Apesar da queda, Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil, avalia que dentro do quadro que 2015 apresentou para o setor de caminhões, a empresa obteve resultado satisfatório ao manter a liderança do segmento de pesados, com 29,6% de participação. “Foi um ano bastante restritivo, mas conseguimos bom desempenho devido à alta qualidade de nossos produtos”, disse.

Fedalto referiu-se ao licenciamento de 5.518 caminhões pesados durante 2015. Conforme havia destacado, este volume é quase um terço do total de 18.663 unidades emplacadas por todas as marcas juntas ano passado, e que garantiu à marca 29,6% de participação no segmento. Apesar de se manter na liderança, a retração para a marca entre os pesados chegou a 60,6%, considerando que em 2014 a empresa emplacou 14.039 unidades do segmento.

Continuaremos a investir em novos produtos que contribuam com o negócio do transporte rodoviário, afirma Carlos Morassuti, presidente do Grupo Volvo América Latina
Continuaremos a investir em novos produtos que contribuam com o negócio do transporte rodoviário, afirma Carlos Morassuti, presidente do Grupo Volvo América Latina

A queda de vendas de caminhões em geral no ano passado chegou a 47,7%, sendo o recuo maior dos pesados, que chegou a 60,7%. Somando os modelos das categorias caminhões semileves, leves, médios, semipesados e pesados, em 2015 foram emplacadas 71.655 contra 137.059 em 2014. Pelas expectativas de Bernardo Fedalto, 2016 não será ainda melhor que o ano passado, podendo haver inclusive uma retração de até 15%.

O executivo destacou ainda que na linha de semipesados, representada por modelos da linha VM, a empresa entregou 2.831 veículos e obteve participação de 12,3%, contra 12,6% no ano passado. Outro destaque da empresa citado por Fedalto, além da liderança no mercado de caminhões pesados é o fato de o modelo FH 460 ter sido o modelo pesado – acima de 40 toneladas – mais vendido durante o ano passado.