Por João Geraldo

Após uma aventura de 4.486 quilômetros de muitas dificuldades, percorrendo terrenos fora de estrada, a Ford consagrou-se campeã da 18ª edição do Rally dos Sertões, com o primeiro lugar em duas categorias de caminhões. Os irmãos Marcos e Vanderlei Cassol venceram na categoria Leves (de 3.500 a 4.800 kg), com um Ford F-4000, e o trio Ulysses Marinzeck, César Loureiro e Adriano Silva foi o vencedor na categoria Pesados (de 4.801 a 8.500 kg), com um modelo Cargo 1722e 4×4. Participaram da edição 2010 do Rally dos Sertões – o segundo maior do mundo – dez caminhões, sendo seis modelos Leves e quatro Pesados.

Vencedor da competição por cinco vezes, o Mercedes-Benz Atego 1725 ficou com a quarta colocação entre os Pesados
Vencedor da competição por cinco vezes, o Mercedes-Benz Atego 1725 ficou com a quarta colocação entre os Pesados

“A equipe trabalhou muito bem e, mais uma vez, emplacou com os caminhões, que têm ritmo seguro, confiabilidade e durabilidade”, disse Marcos Cassol, piloto do F-4000 campeão. Ele acrescentou que contou com duas peças importantes para conquistar a vitória. Uma delas foi a experiência do navegador Davi Fonseca, que sabe que para se ganhar um rali tem de ter cabeça, e a outra foram as orientações fundamentais de Edu Piano (campeão de 2007, 2008 e 2009 com um F-4000).

Para Edu Piano, que este ano trocou o F-4000 pelo Cargo 1722e e correu na categoria Caminhões Pesados, a terceira colocação na final foi um resultado que superou as expectativas. “Marcos e Vanderlei estão de parabéns pela conquista no primeiro ano em que pilotaram caminhão no Sertões. Foi muito bom ter os dois no time este ano. Eles entraram para somar, e ter caminhões nas duas categorias e pilotos tão competitivos só engrandece o espírito da equipe”, declarou Edu.

O Ford F-4000 se consagrou  na competição ao terminar mais uma vez como vencedor na categoria dos Caminhões Leves
O Ford F-4000 se consagrou
na competição ao terminar mais uma vez como vencedor na categoria dos Caminhões Leves

Outro piloto veterano na competição é Guido Salvini, que pilota um Mercedes-Benz Atego 1725 e este ano ficou com o segundo lugar na categoria Caminhões Pesados. “Tivemos alguns problemas no decorrer do rali que nos impossibilitaram de, mais uma vez, sermos campeões e conquistarmos o quinto título para a equipe. Mas, de qualquer forma, nos sentimos vitoriosos por participar desse evento, pois é sempre um grande aprendizado”, afirmou Salvini. O piloto disse ainda que a competição foi uma excelente oportunidade para testar o equipamento, que se revelou um dos melhores dentro da pista este ano. A equipe é formada também pelo navegador Weidner Moreira e o copiloto Fernando Chwaigert.

André Azevedo, piloto da equipe Petrobras Lubrax e cinco vezes vencedor do Rally dos Sertões, estreou o novo caminhão Mercedes-Benz Atego com mudanças na parte traseira, rodagem dupla no eixo traseiro e novos amortecedores. Vencedor da última etapa da competição – disputada entre as cidades de Sobral e Fortaleza/CE –, o time ficou com a quarta colocação no resultado final dos Caminhões Pesados, na 18ª edição do Rally dos Sertões.

O piloto, que tem como companheiros de equipe Maykel Justo e Ronaldo Pinto, lembrou que no meio da última etapa quebrou a quarta marcha, e o jeito foi continuar como deu para garantir a chegada em Fortaleza. O Rally dos Sertões foi realizado em dez dias de competição fora de estrada divididos em dez etapas, e percorreu rotas por seis Estados (Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará)