De olho na grande quantidade de motoristas que não conseguem contratar seguro para o caminhão devido ao custo, seguradora especializada na cobertura de furto e roubo de veículos tem como proposta oferecer produtos diferenciados que cabem no bolso do autônomo

Por: João Geraldo

Q uando se fala em seguro de caminhão, o motorista autônomo torce o nariz, porque o custo para rodar protegido não é baixo e consome boa parte do faturamento do carreteiro. Por conta disso, cálculo feitos com base em pesquisas da Suhai Seguradora, a partir de números fornecidos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), 85% dos caminhões não têm seguro no Brasil. Carreteiros autônomos confirmam que o alto valor para a contratação é o principal entrave, porque o impacto no orçamento é muito alto.

O seguro torna a planilha de custo mais pesada ainda e tem grande peso no orçamento, confirmou o carreteiro Nilton Gomes, de Vitória/ES. Mesmo assim, ele afirmou que faz seguro do seu caminhão. “Somando com as revisões periódicas do veículo, sobretudo quem trabalha com caminhão mais antigo, gasto com combustível e seguro, o custo operacional fica muito elevado e causa forte impacto no orçamento”, afirmou.

2015 12 18 09 15 Cópia de HPIM2536 P

“Esse valor é alto e prejudica o orçamento sim, mas ficar sem pagar corre-se o risco de ficar a pé”, acrescentou Elton Takashina, de Apucarana /PR. Outros, como Marcelo Borges, de São Bernardo do Campo/SP, diz que tem “um quase seguro”, de um clube de benefícios e o valor pago impacta em 4% do seu faturamento. Já Agnaldo Fernandes, de São Paulo/SP, está entre os 80% que não faz seguro do caminhão. Afirma que não tem porque está muito difícil manter as contas em dia.

O diretor comercial da Seguradora Suhai, Robson Tricarico, comenta que a dificuldade para pagar é o motivo principal que leva os motoristas a não fazerem seguro do caminhão. Ele destaca que essa parcela significativa de caminhoneiros sem cobertura de um seguro poderá ver vantagem no seguro oferecido pela empresa que representa. Isso porque, conforme explicou, a companhia tem seguro por valores bem abaixo daqueles praticados por outras seguradoras. A Suhai conta com 22 mil corretores cadastrados no Brasil e ocupa atualmente a 12ª posição no ranking nacional da Susep (Superintendência de Seguros Privados) entre todas as seguradoras de cobertura de casco auto + assistência 24hs.

Robson Tricarico
Autônomos sem seguro do caminhão deverão ver vantagem no valor do nosso produto, disse Robson Tricarico

“Podemos oferecer seguro que protege contra furto e roubo, mais assistência 24 horas, por valor que pode chegar a ser até 80% mais baixo que o preço de um seguro completo praticado no mercado por outras seguradoras”, afirmou. Ele reforça que a empresa consegue dar condições de seguro para a grande frota de caminhões que muitas vezes não é atendida pelas companhias tradicionais. “Nosso produto oferece a cobertura exclusiva de furto e roubo porque essa é a real necessidade do segmento que atuamos. Esse é o nosso grande diferencial em relação às demais”, reforçou.

Robson Tricarico complementa que outros diferenciais são a ausência de franquia e a contratação simplificada. Em outras palavras, com pouca burocracia para a contratação do seguro. Ele diz que são apenas cinco perguntas, porque o seguro é focado e a variação de valores não depende, muitas vezes, das condições de uso dos veículos ou do perfil do motorista. “ Temos poucas restrições e ampla aceitação de qualquer modelo, marca e ano de caminhão. Outra ferramenta que agiliza a aprovação é o sistema de autovistoria, que permite ao próprio carreteiro vistoriar o seu veículo por meio de um aplicativo”, explicou.

De acordo com Tricarico, a seguradora que representa é a única no País especializada no seguro de furto e roubo com assistência 24h em todo o território nacional. Conforme disse, por ter um produto focado e direcionado a empresa consegue oferecer seguro por valores mais acessíveis e que garantem o bem do cliente. Ele ressaltou que a companhia faz parte do Grupo Suhai, empresa que está há 26 anos liderando o segmento de segurança pessoal. “Com essa inteligência no histórico, conseguimos oferecer um alto índice de recuperação e a um menor custo se comparado com outras companhias”, complementou. A empresa trabalha com limite máximo de contratação de até R$ 140 mil.