Por João Geraldo

O VW 23.250 E, o modelo eletrônico da Volkswagen para concorrer no segmento de semipesados, chama atenção pelo motor Cummins Interact 6.0 (seis cilindros em linha e 5,9 litros), com 250cv de potência. Trata-se de um propulsor eficiente e com desempenho de sobra para um veículo com 23 toneladas de PBT, cuja configuração ainda é responsável por grande volume de caminhões que cobrem trechos considerados de longas distâncias, embora sejam mais adequados para operar em percursos menores.

Após rodar com uma unidade cedida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, sem utilizar nenhum equipamento de medição, a equipe da Revista O Carreteiro constatou que o ponto forte do VW 23.250 E 6X2 é o seu trem de força, formado também pela caixa de câmbio Eaton de seis marchas sincronizadas e eixos Méritor. A boa relação peso/potência resulta num veículo rápido na estrada, e mesmo carregado possibilita ao carreteiro manter velocidade de cruzeiro alto, o que o torna também um veículo atrativo para o transporte de cargas rápidas.

Equipado com terceiro eixo de fábrica, trata-se, portanto, de um 6X2 de linha, com suspensor pneumático acionado por um botão no painel de instrumentos. A exceção para o modelo é a versão média 4X2, a qual é produzida somente mediante solicitação, o que a Volkswagen Caminhões e Ônibus classifica como Taylor Made, ou seja, o caminhão é montado conforme o pedido do cliente.

O motor eletrônico do VW 23.250 oferece a melhor faixa de trabalho entre 1500 e 2000 rpm, é silencioso e proporciona retomadas de velocidade rápida. Além disso, o veículo estava equipado com um sistema eletrônico denominado Volks Log (ainda em teste) que oferece vários parâmetros para o motorista ou o dono da frota e todas as funções do painel de instrumentos, giro do motor além de funções como o consumo de diesel por quilômetro rodado, temperatura, voltagem e muitos outros itens em um display afixado na parte superior do painel.

Sensores podem indicar até quantas vezes a porta foi aberta e fechada durante um período e também se o carreteiro dirigiu com o pé sobre o pedal de embreagem, entre outras indicações, que poderiam ser classificadas pelo motorista como “dedo-duro”. Como em outros caminhões eletrônicos, quando se liga a chave de partida o sistema faz, em alguns segundos, uma checagem geral, a qual funciona como um item de segurança do motor. No painel de instrumentos, uma luz acusa caso haja alguma obstrução no filtro que separa a água do diesel. Outro benefício do veículo é o piloto automático acionado através de botão no painel de instrumentos.

O grande atrativo VW 23.250 é a eficiência do seu trem de força formado por um motor eletrônico de última geração, acoplado a uma caixa de câmbio e eixos de eficiência comprovada pelo mercado. E como se sabe, a eletrônica embarcada trouxe facilidades tanto para o carreteiro quanto para o frotista, que, por sua vez, pode ter acesso a informações pré-definidas do caminhão e do modo de operação.

Apesar de não contar com regulagem da coluna de direção, o banco do motorista permite um bom posicionamento. Com engates de marchas muito suaves, o desempenho e o baixo nível de ruído do motor tornam o VW 23.250 E um veículo agradável de dirigir, mesmo com limitado espaço da cabine. Aliás, trata-se de uma boléia conhecida de longa data no mercado, embora a engenharia da VCO tenha feito um bom trabalho para mantê-la atualizada, inclusive lançando mão a recursos simples como a tonalidade das cores internas, no caso, o azul e o cinza, que dão um ar suave e agradável ao ambiente de trabalho do motorista.

O veículo não oferece vidros ou espelhos com acionamento elétrico e disponibiliza aparelho de ar condicionado de fábrica como item opcional, mas é uma ferramenta de trabalho com boa dose de tecnologia e eficiência que tem conquistado transportadores.