Por João Geraldo

O ano de 2008 ficará na história como um marco para os fabricantes de caminhões instalados no Brasil, com recordes de produção e vendas e fila de espera para receber o produto. O período foi melhor ainda para a Iveco, que além de crescer cerca de três e meio por cento em relação a 2007, se destacou como a montadora com maior número de lançamentos de veículos para o transporte de carga nos últimos 12 meses. Isso porque depois de ter apresentado produtos como o Stralis, Novo Daily e o Trakker, encerra 2008 com a estréia do Iveco Tector, modelo equipado com motor de 250cv de potência, que chega para concorrer no segmento de caminhões semipesados, responsável por aproximadamente 30% do mercado brasileiro de caminhões.

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O Tector é um produto moderno e com grande potencial para ser um sucesso no mercado brasileiro e dos países da América Latina, como ocorreu com a linha Stralis, a mais pesada da Iveco, de agradar o transportador, seja ele frotista, motorista empregado ou autônomo. Trata-se de um produto totalmente novo, disponível em quatro plataformas, com duas opções de cabine (simples e leito), e equipado com motor de 250cv de potência, além de três opções de caixa de câmbio.

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A nova linha da Iveco começa a ser entregue em janeiro de 2009, em quatro configurações, sendo três plataformas e um cavalo-mecânico (vide quadro abaixo), todas produzidas na fábrica da Iveco instalada em Sete Lagoas/MG. A versão 260E25 6X4, com chassi integral, utiliza caixa de câmbio Eaton sincronizada de 10 velocidades mais três à ré, enquanto a 240E25 6X2, cavalo-mecânico (170E25T) e plataforma 4X2 (170E25) são equipadas com uma unidade Eaton sincronizada de seis velocidades. A plataforma 6X2 é oferecida opcionalmente com caixa ZF de nove velocidades à frente, uma à ré e eixo traseiro simples. Esta é uma configuração mais apropriada para o transporte em trechos de médias e longas distâncias. Engenheiros da Iveco informam que todos os modelos de caixas incorporam um sistema de engate desenvolvido no Brasil que reduz em até 50% o esforço para a troca de marchas.

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O Tector chega ao mercado com quatro opções de entreeixos totalizando 14 versões. Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin América, diz que a Iveco hoje é a marca da inovação, com produtos e serviços que colocam o cliente à frente em seus negócios. “Ser moderno é estar à frente em eficiência, produtividade e segurança”, disse. O executivo lembrou que há três anos a América Latina é prioridade do grupo Iveco e a meta é ter a mais completa gama de produtos até 2011. “Vamos aumentar nossa participação no mercado, e para isso estamos baseados no trabalho e na tecnologia dos nossos produtos”, concluiu. Em 2009, a Iveco pretende comercializar entre 1.500 e 1.800 unidades do Tector.

O lançamento é mais um produto da agressiva política da Iveco, que consiste em ampliar em um curto espaço de tempo sua linha de produtos para atender todos os nichos de mercado no Brasil e demais países da América Latina onde distribui seus caminhões. A expectativa dos executivos da companhia para o lançamento é que a versão com chassi 6X2 obtenha maior volume de vendas.

Baseado na mais recente versão do novo EuroCargo, lançada em maio deste ano na Europa, o Tector não irá substituir o modelo produzido pela montadora no Brasil, pois chega como um produto Premium para ampliar o leque de ofertas da Iveco. Com isso, o irmão mais velho passa figurar no portfólio de produtos da marca como um caminhão mais barato para funcionar como um veículo de entrada no segmento de médios e semi-pesados.

Alcides Cavalcanti, diretor de vendas da Iveco, acrescenta que 60% do mercado brasileiro é composto por produtos de entrada, por isso o EuroCargo continuará a ser produzido. “O caminhão Premium chega a custar entre 15 e 20% a mais do que um produto de entrada”, explica Cavalcanti. Entre os concorrentes do EuroCargo estão os modelos Mercedes-Benz L1620, Ford Cargo 2428 e Volkswagen Worker 26.260. Já o Tector tem pela frente adversários como o Volvo VM, Volkswagen Constellation e Mercedes-Benz Atego.

Suas qualificações para conquistar os transportadores estão na cabine moderna que incorpora mais de 10 portas objetos, volante com múltiplas regulagens de altura e profundidade, painel bem iluminado, completo e com boa visibilidade para o motorista, além de um bom espaço na versão leito, a qual incorpora uma cama nas medidas de 190 X 62mm. O modelo tem como assessórios vidros verdes de série com levantador elétrico, trava, toca CD, climatizador e banco do motorista com amortecimento pneumático, entre outros itens e um motor 4% mais econômico do que a versão anterior, segundo a Iveco.

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