Por João Geraldo

De olho nos setores de mineração, construção, transporte de madeira e o setor canavieiro, principalmente, que exigem aplicação de caminhões fora-de-estrada, a Iveco acaba de lançar o modelo Trakker, um extrapesado que começa a chegar ao mercado no próximo mês anunciando tratar-se de um veículo que já nasceu para operações off-road, segmento que representa atualmente cerca de 8% das vendas de caminhões extrapesados no Brasil.

Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de produto da Iveco Latin América, explica que o Trakker não é uma adaptação, isto é um caminhão estradeiro transformado em um modelo fora-de-estrada, pois se trata, segundo ele, de um verdadeiro off-road imbatível nesse meio, e que também atende às características de aplicação rodoviária. “Seu chassi é super robusto, com longarinas de aço especial com 10mm de espessura e perfil mais alto. Portanto, muito mais rígido que os utilizados em versões estradeiras”, explica Mastrobuono, que conta com uma estrutura técnica e profissional formada por um grupo de mais de 100 engenheiros e 240 técnicos.

Apesar de estar ocorrendo no Brasil crescimento das atividades de mineração e áreas reflorestadas para madeira de corte, é para o setor de cana-de-açúcar, segmento em ascensão no País, que a Iveco pretende vender o maior volume de Trakker. Não é por acaso que o modelo consumiu 10 meses de trabalho e nove mil horas de engenharia no Centro de Desenvolvimento de Produtos da Iveco, em Sete Lagoas/MG. Além disso, o modelo permaneceu dois anos em testes na usina São Martinho, na região de Ribeirão Preto/SP, onde rodou cerca de 70 mil quilômetros em testes dentro de canaviais. Outro campo de provas utilizado pela montadora foi a Aracruz, no Espírito Santo, no transporte de madeira e também com clientes no território argentino.

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Marco Mazzu, presidente da Iveco para a América Latina, acrescenta que o Trakker tem o DNA de um genuíno off-road, um dos mais bem-sucedidos na sua categoria no mercado mundial, pois já foram vendidas mais de 50 mil unidades desde o seu lançamento em outubro de 2004, em mais de 100 países. “Somente em 2007 foram mais de 16.800 unidades e de janeiro a setembro deste ano o Trakker vendeu 13.800 unidades em todo o mundo”, detalhou Mazzu.

O Trakker será produzido na fábrica de Sete Lagoas e na unidade de Córdoba, na Argentina. Inicialmente será disponível na configuração 6X4, que representa hoje perto de 65% do mercado total de caminhões extrapesados fora-de-estrada e em três versões, sendo duas tipo plataforma (Trakker 380T38 e Trakker 380T42), com motor Cursor de 380 e 420cv de potência, respectivamente, para aplicações no transporte de cana-de-açúcar, madeira, mineração e construção. Nesta configuração, o modelo é disponível em duas opções de entre-eixos: 3.500 e 4.500mm, ambos para 41 toneladas de carga. A terceira opção é um cavalo-mecânico, denominado Trakker 720T42T, equipada com motor 420cv de potência e CMT (capacidade máxima de tração) de 172 toneladas. A caixa de transmissão é a ZF 16S 2280 TO, de 16 marchas.

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Luciano Cafure, gerente de plataforma de veículos médios e pesados, acrescenta que nas atuais configurações, o Trakker pode receber implementos basculante, bitrem e tritrem florestal e rodotrem canavieiro, entre outros. Ele destaca que a importância do ingresso da Iveco no setor é que a indústria canavieira cresce 9% ao ano e as áreas reflorestadas 5%, além de o País já ter mais de 250 empresas mineradoras.

Um detalhe de grande importância a ser notado no Trakker são as três opções de relação do eixo traseiro para diferentes aplicações. São elas 4,23:1, 5,01:1 e 6,59:1. Soraya Brum, engenheira da plataforma de veículos pesados da Iveco acrescenta que o objetivo é possibilitar que o veículo atinja a tração ideal e otimize o consumo de combustível nas diferentes aplicações. Já o eixo dianteiro tem capacidade para 9 toneladas, conforme divulgou a Iveco. A montadora pretende ainda lançar, provavelmente, até o final de 2009, a versão 8X4 do Trakker.

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Para Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, o Trakker chega em um bom momento para a montadora e acrescenta que o modelo acumula uma experiência bem sucedida na América Latina e Europa. Ele reforça que o veículo está focado num mercado que pode ser dividido em quatro segmentos, o madeireiro/florestal, que representa de 5 a 10%; construção pesada e mineração, de 30 a 40%, e o segmento canavieiro, que atinge entre 50 e 60% do mercado de caminhões off-road. “Nós enxergamos este mercado em franca expansão. Só no Estado de São Paulo operam 187 e há previsão de outras 18 entrarem em operação nos próximos meses. Em Goiás existem 24 e outras 28 deverão ser implantadas. Em função disso planejamos estrategicamente a data do lançamento do novo Trakker, para coincidir com o período em que as compras do setor são definidas”, explica.

Cavalcanti adiantou que a montadora está colocando em prática um plano comercial agressivo, um amplo programa de treinamento interno e na rede de concessionários, tudo para prestar um atendimento diferenciado aos clientes. Estão previstas também apresentações regionais do veículo nos principais pólos canavieiros do Estado de São Paulo, nas quais profissionis da Iveco vão mostrar todos os detalhes técnicos do produto. Há previsão de demonstrações dinâmica em outros Estados, com a meta de apresentar resultados satisfatórios em condições de operação.

A cabine do Trakker reúne linhas derivadas do Iveco Stralis e será oferecida somente na versão de teto baixo e está apoiada sobre uma suspensão mecânica com quatro pontos de apoio. O novo veículo tem garantia de dois anos, sendo um ano total e no segundo para o trem-de-força. O preço sugerido, conforme anunciou Alcides Cavalcanti, é a partir de R$ 469 mil reais, podendo chegar a R$ 494 mil conforme os equipamentos do veículo. O Trakker chega para brigar num mercado estimado em 13 mil unidades/ano.