Por João Geraldo

Demorou, mas finalmente a Ford entrou no mercado brasileiro de furgões para atender a crescente demanda de transporte de cargas, principalmente nos centros urbanos onde há restrição quanto a tamanho e peso dos veículos de carga. Trata-se da Transit, um produto da montadora já consagrado na Europa e que chega ao mercado brasileiro com um pacote de equipamentos de série, que privilegiam o conforto e a segurança.

Equipada com motor diesel 2.4 (common rail) aftercooler e 115,6cv de potência, e caixa de marchas com seis velocidades, com alavanca de trocas no painel, a Transit é disponível em três versões, sendo duas furgões – curto, com PBT de 3.350kg, e longo, com PBT de 3.500kg – e uma van com capacidade de carga de 1.130kg para 13 passageiros mais o motorista. Todos os assentos têm cinto de segurança de três pontos.

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Outro ponto de destaque da Transit é o pacote eletrônico que inclui freio ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que evita o travamento das rodas e ajusta automaticamente a distribuição da força entre as rodas traseiras e dianteiras. Outro item, denomidado ESP, corrige os eventuais excessos do motorista. Caso ele entre muito forte em uma curva, assim que o veículo começa a sair do curso original os controles do freio são acionados e o torque do motor é reduzido para a retomada do controle.

O veículo oferece também regulagem automática dos faróis; duas baterias, no qual cada uma com função específica; e assistência em rampas (HLA), que auxilia o motorista nas partidas sem o veículo retornar para trás e sistema de proteção antifurto e painel digital com indicação de autonomia para reabastecimento.

Outra característica do veículo é a tração no eixo traseiro, uma configuração mais apropriada para o relevo brasileiro, conforme diz Oswaldo Jardim, diretor de operações da Ford Caminhões na América do Sul. Isso porque na Europa o modelo é disponível também com tração dianteira. “Tivemos de fazer uma opção para também não trazer dificuldades para o pós-vendas e, além disso, a tração traseira atende com maior abrangência o mercado brasileiro”, explica o executivo.

A Transit chega para concorrer num segmento que absorve anualmente no Brasil 23 mil unidades. Seus principais concorrentes no Brasil são o Fiat Ducato, com 36% de participação; Mercedes-Benz Sprinter, com 28% e Renault Master, com 14%, entre concorrentes, de outras marcas, com menor volume de vendas. A Ford quer uma fatia de 11% do segmento.

Todos os modelos da Transit são entregues equipadas com air-bag e disco de freio nas quatro rodas. Os preços anunciados pela Ford são R$ 83.990 para o furgão curto; R$ 93.290 para o furgão longo e R$ 103.990 para a van e todos os modelos serão comercializados exclusivamente pela rede de caminhões, a qual já se encontra preparada para atender a Transit.