Por Edmilson de Souza
A indústria de caminhões se instalou no Brasil nos anos 50, com o incentivo da criação do parque fabril iniciada pelo governo de Juscelino Kubitschek. O primeiro caminhão feito por aqui foi o Ford F-600, em agosto de 1957, com motor V8 à gasolina, de 167hp, com 40% de índice de nacionalização.
De lá para cá, muitas novidades chegaram, muitas indústrias pararam de fabricá-los, voltaram e outras desaparecerem definitivamente. Até o ano de 2004, segundo dados da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 1.347.447 brutos entre 3,5 e 45 toneladas foram fabricados, de 1957 a 2004.
A produção do ano de 2004 chegou ao patamar de 83.005 veículos. O Brasil hoje os exporta para todos os continentes onde, no ano de 2003, vendeu 535.980 caminhões, faturando no mercado interno e externo, 1,8 bilhões de dólares, que representam 11% do PIB industrial. Com tanta atenção prestada a este meio de transporte, cada montadora tem uma história do seu caminhão mais vendido, ou de maior sucesso de público, digamos assim.
A brasileira Agrale, de Caxias do Sul/RS, se iniciou na construção de brutos em 1982 e o maior sucesso foi o caminhão 1600D, fabricado de 1983 até 1994, vendendo 7.054 unidades. Usava um motor MWM 229.3, com 3 cilindros e 61 CV de potência. O Peso Bruto Total era de 4.350 quilos. Com a carga útil mais a carroçaria pesava 2.260 quilos.
Já a Ford, instalada no País desde 1919, começou com a montagem dos famosos modelos T trazidos dos Estados Unidos desmontados em caixotes e começou a montar caminhões no Brasil em 1957.
No ano de 1969 comprou a Willys Overland do Brasil S.A e passou a se chamar Ford-Willys Overland do Brasil S.A e depois Ford do Brasil S.A. O modelo mais vendido da marca é o F-4000, com lançamento em 25 de maio de 1975, produzido até hoje com a marca de 150.000 unidades, na fábrica instalada em São Bernardo do Campo/SP.
A italiana Iveco esteve no Brasil, saiu e retornou em 1998. Montou, em 2000, uma fábrica em Sete Lagoas/MG, onde produz atualmente veículos da marca e o Fiat Ducato. Um de seus maiores sucessos de vendas no Brasil é a linha Daily oferecida nas versões chassi-cabine, furgão e van. A Iveco já comercializou 6.000 unidades desde a sua introdução no mercado, em 1997, quando o veículo começou a ser importado da Europa.
Sediada em São Bernardo do Campo/SP, a Mercedes-Benz começou a montar veículos no Brasil em 1957. O modelo mais comercializado da empresa é o L 1113, produzido entre 1969 e 1987. Neste período, a companhia colocou no mercado 207.713 unidades. Um dos motivos do sucesso do caminhão se resume no motor a diesel, porque na época eram poucos que o usavam. Segundos dados do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, ainda estão em operação184.423 unidades do modelo.
Há 48 anos a Scania produz veículos comerciais no País. Está instalada em São Bernardo do Campo/SP e até 1970 chamava-se Scania Vabis do Brasil S.A. Motores Diesel. O caminhão de maior destaque da companhia é o L111, com vendas total de 11.376 unidades. A produção dele se iniciou em 1976 e terminou em 1981. Usou sempre a cor laranja devido à escala única de produção. Na época, não havia o sistema de produção modular, por isso dificultou a escolha de cores diferentes. Em 1981, o L111 foi substituído pelo T112H, que saiu de linha em 1998. Hoje o modelo correspondente é o T124, que está em vias de sair de linha de produção devido a queda nas vendas dos modelos com cabine convencional.
Em maio de 1958 é constituída a Simca do Brasil. Em novembro de 1966, a Chrysler International adquire 92% do controle acionário da Simca. Em janeiro de 1979, a Volkswagenwerk AG, adquire 67% da Chrysler Corporation do Brasil. Em novembro de 1980, a Volkswagen passa a ter 100% da Chrysler Motors do Brasil. Mas foi somente em 1981, que a montadora lança os primeiros caminhões: os 11.130 e 13.130, com o próprio nome. O caminhão de sucesso é o Titan Tractor 18.310, que começou a ser fabricado em 2002. Até hoje já foram produzidos 11.013 unidades na área de produção da Volkswagen em Resende/RJ.
A Volvo começou suas atividades no Brasil com a montagem de ônibus, em Curitiba/PR, em 1978. Os primeiros caminhões chegaram em 1980 e o modelo de entrada foi o N10. O veículo de maior sucesso da companhia é da família NL, com 37,7 mil unidades vendidas (NL10 e NL12) e ficou em produção de 1989 até 1999. A empresa foi pioneira na motorização eletrônica no País, com o início da importação do FH12, em 1994, uma investida que incentivou o mercado brasileiro de caminhões a entrar na era dos eletrônicos. Entretenato seu modelo produzido no Brasil com monitoramento eletrônico da injeção de combustível, foi o NL 12, em 1996.