Por Alessandra Sales
A conhecida falta de motoristas preparados para atender a demanda atual dos transportadores em relação ao domínio das tecnologias embarcadas inseridas nos caminhões e direção segura e consciente motivou o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Sorocaba e Região (Setcarso) a dar início a um projeto denominado Formação do Motorista Carreteiro, como já ocorre em outros pontos do País.
Trata-se de um programa que prevê carga mínima de 60 horas de aulas práticas na carreta do sindicato e mais de 40 aulas práticas/teóricas ministradas pelo Sest/Senat nas dependências da unidade da entidade, em Sorocaba/SP. A parte prática da aprendizagem inicial consiste em domínio da carreta, avaliação de distâncias, identificação de pontos cegos, manobras simples e em marcha à ré, estacionamento, engate e desengate do semirreboque do cavalo e realização de percursos em trechos com e sem acostamentos, com aclives e declives, mãos simples e duplas e percursos em zonas urbanas.
Em atividade desde maio deste ano, o projeto de Formação do Motorista Carreteiro conta com instrutor prático, além da parceria educacional e do corpo docente do Sest/Senat. Conforme informações do Setcarso, que atualmente conta com 101 empresas no quadro de associados, o programa reúne aproximadamente 10 motoristas por mês e atende vertentes como empregabilidade, desenvolvimento profissional e pessoal do profissional e o desenvolvimento da cidadania e contribuição permanente para o trânsito seguro e compromisso com a vida.
O presidente da entidade, Dirson Segamarchi Junior, diz que a escassez de condutores para caminhões com terceiro eixo, todo tipo de carreta articulada, além do alto índice de acidentes nas estradas, entre outros motivos, contribuíram para o sindicato criar o Programa de Formação do Motorista Carreteiro. “Estamos empenhados junto à classe de empresários do transporte para criar também melhorias para a remuneração dos motoristas”, explica. Ele acrescenta que o projeto conta com a parceria da Mercedes-Benz que, por intermédio da Concessionária Ramires Diesel, em Sorocaba/SP, tem dado apoio ao projeto possibilitando que ele se realize. O caminhão cedido pela montadora é um modelo Axor 2040.
O programa Formação do Motorista Carreteiro forma profissionais com categoria E. Os interessados que possuem CNH Categoria C ou D devem fazer a inscrição pelo site www.setcarso.com.br e, na sequência, passam por autoescola indicada pelo sindicato, antes de iniciarem o curso, e realizam os procedimentos até a obtenção da CNH Categoria E para ingressar no projeto do sindicato.