O mercado de veículos comerciais usados, especialmente caminhões, é assunto de grande interesse para carreteiros autônomos, transportadores de diferentes tamanhos. O setor tem grande relevância também para as montadoras, porque um seminovo com baixa desvalorização após algum tempo de uso projeta a imagem da marca e do produto, impulsiona vendas de novos e viabiliza a negociação na hora da troca por outro modelo zero quilômetro ou outro usado com menos de tempo de uso.
De acordo com números do levantamento mensal realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade com mais de 50 de atuação no segmento, entre janeiro e novembro de 2020 foram negociados 296.029 caminhões usados. Deste total, 37,31% são da marca Mercedes-Benz, seguidos por 21,80% Volkswagen e 16,17% Ford. Na sequência aparecem Scania (9,21%), Volvo (8,56%), Iveco (4,34%) e outras marcas (2,61%).
Além da preferência do mercado por essa ou aquela marca dependendo do tipo de veículo e aplicação, o fato é que as montadoras comemoram quando determinados modelos por elas fabricados são reconhecidos pela baixa desvalorização e alto valor de revenda. O Volvo FH 540 6×4, por exemplo foi certificado vencedor na categoria Caminhão Pesado pelo Selo Maior Valor de Revenda (SMVR) – Veículos Comerciais, da Agência AutoInforme, em parceria com Textofinal de Comunicação.
O modelo da fabricante sueca é também o mais vendido em sua categoria por vários anos. Este ano, o FH 540 6×4 atingiu a marca de 5.163 unidades licenciadas até novembro, conforme números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Foi quinta premiação do modelo em seis anos de realização SMVR, cuja finalidade é apurar a depreciação dos modelos ocorrida no período de três anos que, por consequência, representa maior valor de revenda do veículo. Na premiação deste ano foram analisados os preços de produtos novos em setembro de 2017, comparando-os com os preços praticados em agosto de 2020. Outro pesadão apontado como veículo com baixa desvalorização após três anos de uso é o DAF XF 105 460, também produzido no Estado do Paraná.
A montadora apontada com maior número de veículos usados de maior valor de revenda nesta edição de 2020 do SMVR é a Mercedes-Benz, com seis caminhões premiados e duas versões da Sprinter entre os veículos mais valorizados do mercado. Com as novas conquistas a marca passa a contar com mais de 25 selos conquistados em todas as seis edições do “Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais”.
“É um orgulho conquistar um reconhecimento tão importante num mercado bastante competitivo como o de veículos comerciais”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. O executivo classificou a revenda como um dos produtos da nossa marca com relevância no mercado de usados e seminovos, atualmente de 3 a 4 vezes maior que o de novos.
“Somos os primeiros fabricantes do Brasil, um terço da frota circulante é Mercedes-Benz”, concluiu. Em seis edições do SMVR-Veículos Comerciais, de 2015 a 2020, a Mercedes-Benz venceu em 20 categorias entre Utilitários e Caminhões. Em seis oportunidades, a marca alemã faturou o título de “Campeão Geral”.
A montadora fechou o período entre janeiro e novembro com 33,79% de participação no volume de emplacamento de caminhões novos, segundo levantamento da Fenabrave.
Outra marca com destaque entre os veículos comerciais usados valorizados é a Volkswagen, vencedora em quatro categorias. Nesta edição de 2020, a fabricante instalada em Resende/RJ, que já foi três vezes foi campeã geral, emplacou um modelo em cada uma das categorias (Semipesados, Médios e Leves). Também receberam o selo SMVR-VC, o Scania semipesado P 310 8×2 e o Ford F350. O Furgão Renault Master, por sua vez, obteve a melhor avaliação na categoria Utilitários de Carga, enquanto o Hyundai HR se destacou como o modelo com maior valor de revenda na categoria de veículos na versão chassi cabine com capacidade de carga até 3,5 toneladas.
USADOS COM MAIOR VALOR DE REVENDA
CAMINHÕES PESADOS (PBT superior a 40T e PBTC igual ou superior a 45T)
Volvo FH 540 6×4 -20,6%
Mercedes-Benz Atego2730 6×4 -21,3%
DAF XF 105 -23,1%
CAMINHÕES SEMIPESADOS (PBT superior a 15T e inferior a 40T)
Scania P310 8×2 -21,8%
Mercedes-Benz Atego 2430 -22,9%
VW Constellation 24.280 6×2 -24,6%
CAMINHÕES MÉDIOS (PBT superior a 10T e inferior a 15T)
Mercedes-Benz Atego 1419 -24,8%
Volkswagen Worker 13.190 -26,9%
Mercedes-Benz Accelo 1316 -27,4%
CAMINHÕES LEVES (PBT superior a 6T e inferior a 10T)
Mercedes-Benz Accelo 1016 -17,2%
Mercedes-Benz Accelo 815 -18,6%
Volkswagen Delivery 8.160 -21,5%
CAMINHÕES SEMILEVES (PBT superior a 3,5T e inferior a 6T)
Mercedes-Benz Sprinter 415
Mercedes-Benz Sprinter 515
Ford F-350
CAMPEÃO GERAL-CAMINHÕES
Mercedes-Benz Accelo 1016 -17,02
UTILITÁRIOS DE CARGA %
FURGÃO (Veículos com carroceria de fábrica e capacidade de carga entre 1.000 e 4.000 kg)
Renault Master Furgão -13,5%
Fiat Ducato Cargo -14,4%
MB Sprinter Furgão -15,5
CAMIONETAS (Veículos com chassi cabine e capacidade de carga até 3,5T)
Hyundai HR -13,3%
Kia Motors K 2.500 -13,9%
MB Spinter Chassi cabine -14,5%
CAMPEÃO GERAL UTILITÁRIOS DE CARGA
Hyundai HR -13,3%