Por Daniela Giopato Foto Arquivo

Apesar das campanhas de conscientização e da fiscalização reforçada, estatísticas divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPA) revelam que a cada cinco minutos ocorre um acidente com veículo de carga no País,  e que o custo total dos acidentes com caminhões no território nacional chega a R$ 7,7 bilhões. Estudo realizado na Europa mostra que mais da metade dos acidentes nas estradas e nas cidades acontecem pela falta de visibilidade das áreas cegas – zonas não visíveis para o condutor e que ficam escondidas por alguma parte do veículo ou em um ângulo não passível de visualização nos espelhos – nos caminhões e ônibus. Como a área cega nos veículos pesados são muito maiores do que em carros de  passeio, diariamente são computadas inúmeras colisões laterais especialmente em situações de mudanças de faixas à direita. Uma empresa de Jundiaí/SP, a MotorView, apresentou recentement  um produto que tem o objetivo de eliminar o ponto cego do motorista. Trata-se de uma lente de segurança – uma película plana, fina, plástica e transparente, auto-aderente ao vidro do passageiro – que amplia o campo de visão de veículos de médio e grande porte.  De acordo com a empresa, as propriedades ópticas permitem a visualização de objetos que se encontram fora do ângulo de visão do motorista, e reduz entre 78% e 90% o ponto cego no local. A instalação da lente é feita apenas com água e tem durabilidade entre quatro e cinco anos.  Para reforçar a eficiência do produto, a empresa lembra que o Ministério dos Transportes do Reino Unido  realizou uma campanha distribuindo 40 mil lentes de segurança  em postos de pedágio e no período de 28/08/2006 a 18/03/2007 o resultado da campanha apontou uma redução de 59% no número de acidentes gravíssimos.