Realizada entre os dias 05 e 07 de junho, a Transposul se sobressaiu mais uma vez como um dos eventos mais importantes do setor de transporte e logística no Sul do País. A feira contou com a participação de empresas de autopeças, de tecnologias e serviços voltados à atividade, mas as estrelas foram mesmo os caminhões, cujas fabricantes procuraram demonstrar as vantagens de seus produtos e serviços e a importância da região Sul para o transporte de carga

Por: João Geraldo

Considerada uma das maiores feiras de transporte e logística da região Sul do Brasil, a Transposul – Feira e Congresso de Transporte e Logística deste ano reuniu montadoras e diversas empresas do setor de autopeças e tecnologias, totalizando mais de 100 expositores. O evento é realizado pelo Setcergs (Sindicato das Empresas de Transporte Cargas e Logística do Rio Grande do Sul) e tem se sobressaído como mais uma vitrine da indústria de caminhões e dos setores de autopeças e tecnologias para o transporte. A 21ª edição foi realizada entre os dias 05 e 07 de junho no Fundaparque, em Bento Gonçalves/RS e, segundo organizadores, o resultado foi positivo, com aumento de público e de vendas.

IMG 4405
As marcas suecas Scania e Volvo participaram da feira com seus novos caminhões pesados e ambas destacaram a redução de consumo de combustível de seus produtos

Segundo o presidente do Setcergs, João Borges Couto da Silva, o evento teve um bom número de visitantes no primeiro dia, e triplicou no segundo. Destacou que a expectativa das empresas em relação ao mercado crescente chamou atenção e especificamente sobre o mercado de veículos pesados, disse que se a economia subir dois ou três pontos percentuais no PIB haverá falta de produtos. “Quem não tiver planejamento adequado vai ficar sem caminhões”, acrescentou.

IMG 4429

Com participação geralmente em parceria com concessionários da região, a forma como os fabricantes de caminhões participaram do evento serviu como termômetro para se medir a importância da feira para o setor de transporte. No estande de cada uma delas era visível a preocupação em marcar presença e destacar para o público transportador seus veículos, tecnologias e serviços. Todas as seis marcas presentes na feira disponibilizaram caminhões para teste drive.

A marca Scania, por exemplo, esteve representada pelas concessionárias gaúchas Suvesa e Brasdiesel com apoio da montadora e deu destaque à nova geração de caminhões, que começou a ser entregue esse ano aos clientes da marca. Uma das bandeiras dos produtos recém-lançados é a economia de combustível, que pode chegar a ser de 12% em relação à geração anterior. Entre os veículos em exposição ganharam destaque os cavalos mecânicos R 450 (que já aparece entre os pesados mais vendidos este ano), R 620 V8 e S 500, todos na configuração de eixo 6×2.

IMG 4434

A grande novidade da Scania na feira foram os modelos da nova geração, com a qual os caminhões passaram de 7 opções para 19 tipos de combinações variantes das cabines P, G e R, mais a versão S, estreante na linha que tem como uma de suas características o piso da cabine totalmente plano. Márcio Furlan, gerente marketing e comunicação da Scania no Brasil, reforçou que as ações da montadora durante sua participação na Transposul, envolvendo produtos, serviços, soluções financeiras, seguros e financiamentos do Scania Banco e as vantagens do consórcio, contribuíram para reforçar a parceria com transportadores da região.

IMG 4413
Iveco destacou os caminhões das linhas Tector e Hi-Road, todos na cor azul. Já a Mercedes-Benz apresentou o Accelo automatizado , um Atego semipesado, Actros e furgão Sprinter

Além de veículos das linhas Daily e Tector, a Iveco destacou os pesados da família Hi-Road lançada no segundo semestre de 2018 em substituição aos modelos Stralis. Esses novos caminhões chegaram ao mercado com um pacote de itens de série que os tornaram mais competitivos e bem próximos da linha premium da marca, a Hi-Way.

Praxe entre os fabricantes de caminhões adotarem uma cor para destacar seus novos produtos, a Iveco escolheu a azul para a Hi-Road e por conta disso este foi o tom predominante em seu espaço na Transposul. “Estes novos caminhões estão fazendo sucesso. Os clientes estão gostando muito. Acho que a cor azul nos trouxe sorte”, disse Ricardo Barion, diretor de marketing e vendas da Iveco para a América Latina.

IMG 4422
A MAN Volkswagen destacou sua linha produtos e serviços; já a DAF, focada em reforçar sua presença na região Sul, enfatizou a robustez e o baixo custo operacional de seus caminhões

Barion acrescentou que a marca está fortalecendo cada vez mais sua participação no mercado de transporte de carga e cita como exemplos as recentes inaugurações de concessionárias da marca nas capitais Recife, Fortaleza e Manaus. “Nossa ideia é termos uma rede que possa prestar um alto padrão de atendimento aos nossos clientes, de Norte a Sul do País”, finalizou. Atualmente, a Iveco tem 11 pontos de assistência e 60 concessionárias no território nacional.

Com bom desempenho de vendas na região Sul, com 2.625 unidades emplacadas entre janeiro e maio deste ano, a Mercedes-Benz, expôs em seu estande o Atego 2430, o extrapesado Actros 2546 e um furgão Sprinter. O Accelo com câmbio automatizado, a mais recente novidade da marca para o mercado brasileiro, ganhou bastante atenção dos visitantes.

IMG 4407

O diretor de vendas e marketing caminhões da companhia, Ari Carvalho, justificou que o objetivo de destacar o Accelo no evento se deve aos benefícios que a transmissão automatizada traz para os caminhões que circulam nas cidades. No caso específico do modelo da marca, ele menciona a redução de consumo de combustível de até 3% entre outras vantagens do veículo, tais como a cabine estendida que oferece mais espaço aos ocupantes e reduzido círculo de viragem, que facilita manobras em locais de espaço reduzido.

Em parceria com seu concessionário Dipesul, a Volvo participou da Transposul destacando um cavalo mecânico FH 6×4 e um VM 4×2 com motorização de 330CV, já da linha 2020, que trazem um novo software de motor que combinado com modificações internas e a aplicação de um lubrificante mais avançado proporcionaram redução de custos operacionais dos veículos das linhas FH, FM e FMX. Um chassi de ônibus de 15 metros, além de caminhões seminovos do programa Viking também estiveram no espaço da empresa.

O gerente de caminhões da montadora, Clovis Lopes, explicou que a participação da marca no evento se concentrou em mostrar os veículos, as soluções de transporte e também promover diversas ações de pós-venda, como condições especiais para aquisição de peças e planos de manutenção. Entre outras ações, técnicos da Volvo e da concessionária divulgaram aos transportadores a solução de telemetria da Volvo, o Dynafleet, com o qual se pode obter diversas informações sobre a forma como os caminhões estão sendo conduzidos além de da troca de mensagens com o carreteiro e ter o posicionamento do veículo em tempo real.

No estande da DAF, onde também esteve o presidente da companhia, Carlos Ayala, o clima de descontração era visível, sobretudo pelo desempenho que a marca vem obtendo com seus produtos no mercado brasileiro junto aos transportadores. A marca colocou em exposição dois cavalos mecânicos da linha XF, um 510 com cabine Super Space e outro 460 com cabine Space.

Durante o evento a empresa realizou duas ações com clientes da concessionária Austral, a qual foi a parceira da montadora na feira. O diretor de vendas da companhia, Luiz Gambim, comentou que a Transposul é um evento muito produtivo para a marca, por se tratar de mais uma oportunidade para a empresa divulgar a qualidade, robustez e baixo custo operacional dos veículos da marca. “Aproveitamos esse momento para reforçar nossa presença no Sul do País, região muito importante para os negócios da DAF. Por conta disso participamos dessa feira desde o início de nossas operações no Brasil”, explicou o executivo.

Já a Volkswagen e MAN participaram da feira dando ênfase a produtos que atendem aplicações na região Sul e também oferecendo condições especiais para negócios realizados durante o evento. Um dos destaques da montadora foi o extrapesado MAN TGX 29.480, ao lado do VW Constellation 30.330, para o qual a marca reforçou os diferenciais como potência e torque 15% superiores em média aos principais concorrentes. Modelos da linha Delivery, como o Express Delivery, o caminhão mais leve da Volkswagen, também foram considerados destaques da marca.

O gerente executivo de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus na região Sul, Sérgio Pugliese, destacou o pacote de soluções disponibilizado pela montadora para que o cliente possa se concentrar somente no seu negócio e otimizar seus resultados. Pugliese acrescentou que os modelos da companhia conferem alta produtividade e confiabilidade, com baixo custo operacional. Também ganhou foco na sua explanação o atendimento pós-vendas, com opções de contratos de manutenção, além de diferentes linhas de peças de reposição e qualificação da rede de concessionários.