Por João Geraldo

Dois anos após lançar os primeiros caminhões médios e semi-pesados da marca no mercado brasileiro, a Volvo apresenta mais dois novos produtos da família VM. Trata-se do VM 310, um cavalo-mecânico 4X2 que coloca a companhia no segmento de cargas, onde os tratores equipados com motores de 300 a 340 cv de potência são os destaques para tracionar composições com até 43 toneladas de PBTC. Outra novidade da empresa é o VM 6×4 rígido para atuar no transporte de madeira, cana-de-açúcar e construção civil.

Apesar de já terem sidos apresentados aos transportadores e à imprensa especializada no início de agosto, os dois novos produtos começam a ser entregues somente em janeiro de 2006.

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A Volvo investiu 25 milhões de dólares para desenvolver um cavalo-mecânico para percorrer curtas e médias distâncias racionando semi-reboques de até três eixos nas configurações furgão, sider e tanque. O veículo chega com alguns atributos mais afinados com o mercado atual se comparado aos modelos que concorrem atualmente neste segmento, com destaque para a cabine moderna e o motor eletrônico, que atende as exigências de emissões de gases da legislação Conama 5, equivalente ao Euro3.

O motor que empurra o cavalo-mecânico VM é o MWM 7A 310, com 6 cilindros em linha e 7,2 dm3 e 310cv de potência a 2.220 rpm. É acoplado à mesma caixa de câmbio Volvo de 14 velocidades do modelo FH12 e eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial. Ao comentar sobre o trem de força do VM 310, o gerente de planejamento estratégico da Volvo, Sérgio Gomes, explica que a companhia optou por esta configuração porque torna o trem de força ainda mais confiável.

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A meta do pessoal de vendas da Volvo para o novo produto é comercializar algo entre 500 e 700 unidades durante o ano e obter entre 6 e 8% de participação dentro de um mercado que deverá absorver cerca de 9 mil unidades em 2005. O total de cavalos-mecânicos para 43 toneladas previsto para este ano está baseado no crescimento de volumes que este nicho de mercado tem apresentado. Em 2002, por exemplo, segundo dados da Volvo, foram comercializadas 123 unidades, às quais pularam para 1.136 em 2003 e 3.328 no ano passado.

Outros itens do VM 310, normais nos veículos que atendem este segmento, é a quinta roda rebaixada (rampa) e a possibilidade de acoplar um semi-reboque de 15,40 metros e transportar 30 pallets, que é um dos apelos de venda dos veículos desta categoria. Luz de quinta roda, alarme, imobilizador do motor, trava e vidros elétricos, suspensão a ar e opção para dois tanques de alumínio (480 e 310 litros) também fazem parte do pacote de itens do veiculo.

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Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas Volvo, acrescenta que a cabine tem suspensão com molas, mas o banco do motorista incorpora o sistema amortecimento pneumático. A embreagem também é pneumática e a trambulação da caixa de câmbio é por cabos.

O veículo tem piloto automático e permite ajustes na posição do volante de direção. “Na parte de manutenção do motor, o VM 310 utiliza a mesma ferramenta eletrônica da linha FH e NH equipada com motores de 12 litros”, conclui Menoncin.

Se começasse a ser comer-cializado este ano, seus principais rivais no mercado seriam o Volkswagen Titan Tractor 18.310 e o Ford Cargo 4331, ambos ainda equipados com motorização mecânica e sem a opção de fábrica para a cabine-leito. O gerente de caminhões da linha VM, Reinaldo Serafim, acrescenta que o cavalo-mecânico VM com motor eletrônico surge como um projeto moderno voltado para o mercado que utiliza carretas com até três eixos para 43 toneladas de PBTC. A Volvo ainda não divulgou o preço sugerido do VM 310.