Lançada no Brasil na linha Volvo FH em 2003, desde o mês de abril passado a caixa automatizada I-Shift passou a ser disponibilizada também nos caminhões da família VM. O equipamento chegou ao mercado brasileiro num momento em que a transmissão automatizada começa a equipar também caminhões do segmento de semipesados, o segundo maior do mercado brasileiro. “Nossa expectativa é que a reação do mercado seja como aconteceu com o FH. Em 2006 a participação era inferior a 10% das vendas e hoje já superam a casa dos 90% de todos os pesados produzidos pela Volvo em Curitiba”, disse Francisco Mendonça, gerente de caminhões VM do Grupo Volvo America Latina.
O gerente de engenharia de vendas da Volvo, Álvaro Menoncin, destaca que atualmente a caixa automatizada é reconhecida pelos benefícios que traz para a operação do transporte. A caixa adotada para a linha VM é a mesma que equipa os pesados da marca FH e FM, com uma nova central eletrônica para “conversar” com o motor, já que se trata de um engenho que não é produzido pela Volvo. A relação de marchas não sofreu alteração.
A cabine do VM com caixa automatizada passou por certos ajustes, como no caso do cavalo-mecânico, por exemplo, as alavancas do freio de estacionamento e da carreta foram deslocadas para o painel. A linha VM é formada por modelos nas configurações de eixo 4X2, 6X2, 6X4, 8X2 e 8X4. “Rodamos mais de um milhão de quilômetros em testes em diversas aplicações, das mais severas às mais significativas, em um projeto que durou dois anos e meio de trabalho”, disse Menoncin, acrescentando que boa parte do tempo foi para ajuste de software para que motor e caixa funcionassem bem e com baixo consumo de combustível.