Um dos maiores fabricantes de sistemas de transmissão e tecnologia para chassis do setor automotivo, a ZF está comemorando 50 anos de instalação no Brasil. A empresa chegou ao País junto a indústria automobilística, em 1958, e foi a primeira fábrica do grupo fora da Alemanha. Seu primeiro produto para o mercado local foi embreagem, para atender a DKW, produzido até 1967 e depois vieram a direção hidráulica, caixa de câmbio e reversores marítimos e outros.

Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, disse que a companhia vive hoje um bom momento, que teve início há sete anos quando se decidiu torná-la uma empresa do futuro, voltada para a qualidade. “Para atingir este objetivo na América do Sul tivemos de criar um ambiente favorável, com novas instalações, transferência de tecnologia e outras medidas para que a companhia pudesse dar um passo importante no continente sul-americano”, acrescentou o executivo. Para Bricio, neste ano começa o futuro da ZF e por isso é necessário investir. Por conta disso, ele anunciou o investimento de R$ 750 milhões nos próximos cinco anos e com a meta de crescer 9% até o ano de 2012. Até lá, os planos incluem a disponibilidade de novos produtos no País, como uma caixa de câmbio de seis velocidades para veículos comerciais leves e uma família de caixas pesadas de até nove velocidades, com tecnologia de ponta, além de novas embreagens.

O momento é propício também para a introdução do Retarder para caminhões, conforme cita Bricio. “Acreditamos que agora é o momento para este produto no Brasil”, afirmou. O executivo disse também que chegou a hora de dar o próximo passo e desenvolver no Brasil sistemas híbridos de transmissão, os quais proporcionam até 30% de economia de combustível. “Em breve, se tornará uma realidade no Brasil”, finalizou. Também está nos planos da empresa crescer o volume das exportações em mais 100% (JG).