A descarbonização é a palavra da vez na Fenatran. Todas as empresas participantes do evento e que fazem parte do transporte rodoviário de cargas estão firmando o compromisso de cada vez mais disponibilizar produtos que contribuam para a redução de CO2 no planeta. Uma das principais metas anunciadas é zerar as emissões de carbono até 2050 através de alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis como fonte de energia. 

E foi exatamente isso que as fabricantes de caminhões anunciaram no primeiro dia da Fenatran, através de suas novidades em produtos, soluções e serviços que vão ajudar a promover um transporte mais sustentável e rentável. Veículos autônomos, elétricos e a gás foram algumas das grandes apostas das montadoras. 

Confira alguma alternativas apresentadas para a descarbonização

 

DAF

A DAF aproveitou a sua participação para apresentar ao mercado novos caminhões XF e CF Euro 6 que chegam com promessa de redução de custo operacional na ordem de 10%. A linha CF está equipada com motor Paccar MX-11 e ganhou novas potências de 340cv e 370 cv que, somadas as atuais 410 cv e 450 cv ampliam a oferta de produtos da marca. A motorização MX-13 é aplicada apenas para o modelo Off-Road.

Outra novidade é o opcional de suspensão pneumática full air para configuração 6×2 e 4×2, disponíveis ao mercado a partir do segundo semestre de 2023. Já a linha XF é equipada com motor Paccar MX 13 de 12,9 litros com potências de 480 e 530 cv.

 Os caminhões são equipados com transmissão automatizada XF TraXon de 12 velocidades. O modelo se destaca também pelo freio motor Paccar MX Engine Brake. 

Ford

A Ford está apostando na versão elétrica da Transit para contribuir com a descarbonização. Trata-se da e-Transit, como bateria de íon lítio que permite uma autonomia de 317 km. Inicialmente a montadora disponibilizara apenas a versão furgão com potência de 198 kw, ou 236 cv com itens de série como freio de estacionamento elétrico, assistente de cruzamento e de pré-colisão frontal, assistente de frenagem em ré e central, entre outros.

A outra aposta da fabricante é a Transit com câmbio automático que chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2023.

IVECO 

A Iveco apresentou a Daily, o Daily Hi- Matic, com câmbio automático ZF de oito marchas para as versões 35-180 e 65-180. Mas, os destaques da fabricante para soluções sustentáveis ficaram por conta da versão elétrica da Daily, o eDaily, apresentado recentemente no IAA 2022, com autonomia para rodar entre 110 e 300 km (dependendo da capacidade de carga); o  S-Way NG (programa Natural Power) de 460 cv com autonomia de 500 km quando abastecido com biometano, para longas distâncias,  e o Tector NG 160 de 210 cv para distribuição urbana e autonomia de 300 km. 

Confira os demais lançamentos da montadora 

MERCEDES-BENZ

A Mercedes-Benz chamou a atenção do público com o caminhão Atego 1730 4×2, com automação nível 4, que dispensa a ação do motorista ao volante. O veículo vai atuar no interior do centro de distribuição da Ypê. A montadora também apresentou o eActros 100% elétrico, com autonomia para rodas 400km. Porém não a previsão da estreia do modelo no Brasil já que, segundo a montadora, depende da infraesrtrutura brasileira e incentivo para aquisição. 

Confira os demais lançamentos da montadora

SCANIA

A linha de caminhões Super Scania, formada por modelos com motores de 13 litros e potência entre 420 e 560cv, é uma das principais novidades da fabricante. A nova gama de produtos  chega  com trem de força (motor, caixa de cambio e eixo traseiro)  totalmente novos além de uma  série de tecnologias para tornarem os veículos serem mais rentáveis, seguros e sustentáveis.

Confira os demais lançamentos da montadora

VOLKSWAGEN

A surpresa da Volkswagen na Fenatran que também atendo ao conceito de descarbonização ficou para o caminhão conceito VW Meteor Optimus que está apto para rodar com combustível verde e reduzir em 90% a emissão de CO2. o projeto pode resultar em economia de 8% por conta da nova aerodinâmica e tecnologias já agregadas ao caminhão de série.

O protótipo inova com câmeras no lugar de retrovisores e massageador no banco do motorista. O veículo vem equipado com conjunto de defletores, que vão desde o teto, passando pelas laterais da cabine e também do chassi e incorporando também uma proteção de borracha em toda parte inferior. As calotas vêm com uma turbina acoplada para diminuir o arraste, sistemas inteligentes como o predictive shifting, controle eletrônico que antecipa até 2 quilômetros, entre outros 

Confira os demais lançamentos da montadora

VOLVO

A Volvo destacou o caminhão pesado FM elétrico para 44 toneladas com autonomia de 300 km. Com zero emissões, o veículo é para distribuição urbana e regional e ainda não tem previsão para início da comercialização no País. Porém, o modelo participará de testes com transportadores brasileiros em diferentes regiões. 

Confira os demais lançamento da montadora